Cursos tesp

Novos cursos 2022/23

O técnico em Desporto e Atividades Náuticas é um profissional habilitado a participar no planeamento de desportos e atividades náuticas. Organizar a participação dos praticantes dessas atividades, gerir o sistema logística de atividades desportivas, participar na atividade de treino de praticantes das modalidades e administrar primeiros socorros.

Ver mais.

O técnico em Energias Renováveis e Sistemas Sustentáveis é um profissional habilitado a conceber e executar, autonomamente ou em equipa, a montagem, a instalação, a manutenção e gestão de instalações com aproveitamento de energia a partir de fontes renováveis, de acordo com as normas, os regulamentos de segurança e as regras de boa prática aplicáveis.

Ver mais.

O técnico em Gestão de Redes e Telecomunicações Avançadas é um profissional habilitado a projetar, instalar, otimizar e explorar infraestruturas de redes, sistemas de informação e de climatização.

Ver mais.

O técnico em Industrialização e Fabrico Inteligente é um profissional habilitado a realizar e gerir, de forma integrada, as atividades de projeto, de implementação, de programação, de automação e de supervisão associadas à otimização de sistemas de produção, integração de sistemas e manutenção em meio industrial.

Ver Mais

O técnico em Refrigeração e Eficiência Termoenergética é um profissional habilitado a executar, autonomamente ou em equipa, a montagem, a instalação, a manutenção e gestão de instalações de AVAC e AQS, relativamente a edifícios e sistemas técnicos com aproveitamento de energia, de acordo com as normas, os regulamentos de segurança e as regras de boa prática aplicáveis.

Ver mais

O técnico em Tecnologias Avançadas da Construção é um profissional habilitado a preparar e gerir obras quer no domínio das técnicas quer nos procedimentos. Analisar projetos, cadernos de encargos, e planos de trabalhos de uma obra e colaborar na preparação e compatibilização dos projetos de todas as especialidades, também como realizar desenhos de execução de obra. Fazer modelação BIM e acompanhar a execução dos trabalhos.

Ver mais.

Marketing e gestão

O Técnico/a Superior Profissional em Apoio à Gestão é o profissional que presta apoio técnico aos órgãos de direção/ administração no exercício das suas competências, assegurando a execução de tarefas de gestão, administrativas e de secretariado; gere a agenda, contactos e toda a informação recebida e produzida, utilizando aplicações informáticas e técnicas de arquivo e indexação; colabora na identificação das necessidades de compras e gere os stocks; elabora orçamentos e identifica desvios; coordena a informação relativa aos recursos técnicos, humanos, financeiros e contabilísticos, no sentido de a aportar à gestão/direção para que esta possa cumprir com as suas obrigações; coordena e assegura a organização de reuniões, assembleias, eventos e visitas, tendo em conta o protocolo, o relacionamento e a comunicação mais adequada ao contexto.

 

Ver mais

 

O Curso Técnico Superior Profissional em Comércio Eletrónico visa formar profissionais aptos a planear, implementar e controlar ações de marketing digital e a apoiar a gestão de lojas online, garantindo a sua competitividade ao nível da execução de operações, da articulação dos processos de logística envolvidos e do reforço da orientação para o cliente através dos canais de venda eletrónica.  Ver mais

O Técnico Superior Profissional em Exportação e Logística é o profissional que analisa os mercados internacionais com os quais a empresa se relaciona, assegura e controla o processo de exportação, gere os sistemas de transportes, conhece as regras de direito internacional, e otimiza os fluxos de informação, produtos, serviços e matérias-primas com vista à satisfação do cliente e à criação de vantagem competitiva. Ver mais.

O técnico em gestão financeira e contabilística é um profissional com competências para gerir atividades de âmbito financeiro e contabilístico com vista a assegurar a informação necessária à análise interna e à prestação de contas das organizações. Ver mais.

O técnico superior profissional em Gestão Industrial da Produção tem como função dar apoio à direção da produção, através da agilização e otimização dos processos produtivos. Tem conhecimentos para, sob orientação ou de forma autónoma, planear, organizar e coordenar os processos produtivos e os respetivos recursos (humanos, tecnológicos, materiais, conhecimento, financeiros) a fim de adequar o sistema produtivo ao mercado e às necessidades dos clientes. Ver mais.

O técnico em Gestão de Seguros é um profissional habilitado que comercializa produtos de seguros do ramo vida e não vida, gere os processos de sinistros e a carteira de clientes e presta assessoria técnica na área dos seguros, podendo exercer a sua actividade por conta própria ou por conta de outrem. Ver mais.

Design e multimédia

O titular de um TeSP em Design de Calçado é um profissional que, de forma autónoma, sob orientação ou integrado numa equipa, concebe e desenvolve produtos de calçado tendo em conta as tendências, a qualidade, a estratégia comercial da empresa e os constrangimentos técnicos da produção. Ver mais.

O Técnico Superior Profissional de  Design para Media Digitais está apto para criar Web Sites, gestão de conteúdos digitais para redes sociais, marketing de redes sociais, paginador digital, aplicações para web, grafismos para aplicações móveis. Ver mais.

O Técnico Superior Profissional em Design de Moda está apto a criar e desenvolver produtos e coleções nas diversas áreas da moda, como, o vestuário e os acessórios, de acordo com os processos criativos e produtivos, as tendências e análises de mercado, tendo como objetivo a viabilidade produtiva e comercial. Ver mais.

O Técnico Superior Profissional de Ilustração e Arte Gráfica está apto a conceber e desenvolver ilustração, composição e trabalho para pré-impressão tendo em conta a estratégia comercial da empresa e os constrangimentos técnicos inerentes à produção gráfica. Ver mais.

Tecnologia

O técnico de Aplicações Móveis é um profissional com competências técnicas que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, planeia, analisa, desenha e desenvolve aplicações para dispositivos móveis. Ver mais.

O Técnico Superior Profissional em Desenvolvimento Web Multimédia é o profissional apto a conceber e implementar aplicações e serviços Web com conteúdos multimédia, autonomamente ou em equipa, recorrendo às novas tecnologias e ferramentas. Ver mais.

O técnico de Desenho Técnico e Maquinação é um profissional capaz de fazer e interpretar desenhos de sistemas mecânicos, planeando gerindo ou executando, as operações e as técnicas de programação e maquinação em máquinas CNC com vista à produção otimizada de resultados. Apoiar na decisão de aquisição de novas tecnologias de maquinação com suporte nos fornecedores. Ver mais.

O titular de cursos técnicos superiores profissionais em Eletrónica, Automação e Comando é um profissional que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, planeia, executa e dirige a execução, instalação e a manutenção de automatismos industriais, tendo em vista a otimização da instalação e o cumprimento dos requisitos de qualidade, normas e regulamentos de segurança. O titular deste curso apresenta ainda competências de planeamento, coordenação e controlo da produção, bem como na instalação e configuração de sistemas domóticos. Está ainda apto a ministrar formação nas principais áreas do curso. Ver mais.

O Técnico Superior Profissional em Energia, Telecomunicações e Domótica é o profissional capaz de planear, dimensionar e executar instalações elétricas, infraestruturas de telecomunicações e de domótica. Também procede à manutenção de instalações elétricas, redes de distribuição de energia elétrica e de Telecomunicações em edifícios e dá apoio às diferentes áreas de produção industrial na manutenção e gestão dos equipamentos elétricos, tendo em vista a otimização da instalação e o cumprimento dos requisitos de qualidade, normas e regulamentos de segurança. Ver mais.

O Técnico Superior Profissional em Manutenção Industrial gere a manutenção de equipamentos de automação, instrumentação, robótica e controlo industrial. Está igualmente apto para orientar os trabalhos na área da manutenção, relativamente à preparação, inspeção e manutenção de equipamentos industriais e também de instalações de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado). Ver mais.Manutenção Industrial

O técnico em Mecânica Automóvel é capaz de realizar o planeamento e controlo de processos de manutenção e reparação automóvel em oficinas, supervisionando os trabalhos de diagnóstico, deteção e reparação de avarias nos sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos de veículos automóveis ligeiros e pesados, procurando maximizar a produtividade da oficina de manutenção e reparação automóvel, atentando às normas de segurança ambiental e de higiene e saúde no trabalho. Ver mais.

O técnico em Metrologia, Instrumentação e Qualidade Industrial que tem como principais atividades avaliar e apoiar na implementação de sistemas de gestão da qualidade, aplicar e coordenar a aplicação de normas de qualidade, planear e realizar tarefas especificas de controlo de qualidade, principalmente em organizações indústrias, serviços e laboratórios de ensaios de acordo com os referenciais normativos em vigor.

Ver mais.

O técnico superior profissional em Mobilidade Híbrida, tem competências para planear, realizar e controlar todos os processos de manutenção e reparação de veículos automóveis ligeiros e pesados, quer exclusivamente movidos por tecnologia elétrica, como por motores de combustão interna apoiados por tecnologia motriz elétrica. As principais atividades a desenvolver são: a) Planear e gerir o trabalho oficinal; b) Supervisionar os trabalhos de manutenção, diagnóstico, deteção e reparação de avarias em veículos automóveis ligeiros e pesados híbridos e elétricos; c) Acompanhar e controlar a qualidade dos trabalhos efetuados na oficina, tendo em vista a otimização dos resultados; d) Supervisionar o serviço de comercialização dos serviços e ou produtos da oficina, promovendo a satisfação total dos clientes; e) Garantir o respeito pelas normas e segurança ambiental e de higiene e saúde no trabalho. Ver mais.

O técnico de Redes e Segurança Informática é um profissional que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, tem competências técnicas para a análise, planeamento e desenvolvimento de soluções de redes e infra-estruturas de comunicação de dados, englobando os sistemas informáticos, dispositivos móveis e equipamentos de redes, para comunicações de dados e voz integradas. Ver mais.

O Técnico Superior Profissional em Sistemas Eletrónicos e Computadores planeia e coordena os processos de assemblagem de soluções eletrónicas, tendo em vista a sua otimização e o cumprimento dos requisitos de qualidade, normas e regulamentos de segurança em sistemas eletrónicos. Ver mais.

O Técnico Superior Profissional em Soldadura é o profissional que está apto a conceber, elaborar, coordenar e executar projetos de fabricação soldada. Ver mais.

Turismo e hotelaria

Actualmente, os eventos constituem-se como uma das áreas de actividade com maior desenvolvimento. O Técnico de Organização e Animação de Eventos é o profissional qualificado apto a conceber e programar eventos, organizar e planear diferentes tipos de eventos, orçamentar eventos e identificar potenciais fontes de receitas (e.g.: financiamento, patrocínio, etc), proceder ao levantamento dos recursos técnicos necessários para a produção de eventos, proceder ao levantamento dos recursos humanos necessários para a produção de eventos (incluindo voluntários), coordenar e acompanhar as equipas de trabalho, bem como proceder à avaliação e divulgação de resultados. O Técnico de Organização e Animação de Eventos é também um profissional qualificado para analisar o mercado e desenvolver uma oferta ajustada à procura real ou potencial, bem como interagir com stakeholders. Ver mais.

O Curso Técnico Superior Profissional em Turismo Natureza e Aventura visa formar profissionais aptos a planificar, coordenar e gerir as operações turísticas no espaço rural, de natureza e de aventura, num contexto integrado entre a vivência de experiências turísticas e a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento turístico sustentável dos destinos. Ver mais.

Queres receber mais informações?